Ano Novo,novas metas…

Ano Novo!

Emagrecer, viajar, mudar de emprego ou encontrar um grande amor. Garanto que nada depende só da sorte e darei dicas de como se planejar para realizar seus sonhos em 2013

Você é daquele tipo de pessoa que só se planeja e traça metas no final do ano? Então é bom ficar atento! Quem espera pela famosa noite de 31 de dezembro para fazer planos e promessas pode estar perdendo ótimas oportunidades de realizar sonhos como compra de um carro, um intercâmbio, ou achar a cara metade. E mais: em geral, os juramentos e compromissos firmados nessas datas emblemáticas acabam caindo no esquecimento com o passar do tempo. Por isso, que tal aproveitar o ano novo para por a vida em dia?
Para atingir um objetivo em qualquer área, ter um planejamento de vida é fundamental e esse ‘programa’ deve ter relação com um projeto de mudança importante para a pessoa e não com uma data específica. “A conscientização da necessidade de tomar decisões ou de mudar alguns hábitos e de como os esses novos comportamentos são importantes para a vida que você quer ter, devem ser as verdadeiras motivações para se planejar”, pelo menos, cerca de 90% dos casos, as promessas e planos feitos no ano novo são abandonados e até mesmo esquecidos depois de pouco tempo.

– Muita gente ainda acredita que fazer planos é perder tempo sonhando, mas traçar metas, estabelecer prazos e definir objetivos de maneira clara, pode sim ser muito eficiente e otimizar o tempo, além de ajudar a transformar velhos desejos em realidade. O momento ideal para começar a se planejar é exatamente quando você detecta a necessidade de mudar o que está fazendo e tomar atitudes novas para conseguir chegar aonde deseja.
apesar de a maioria dos planejamentos precisar de um tempo mais longo para se concretizar, outros podem ser realizados já no inicio do ano, desde que a pessoa se comprometa e siga cinco passos importantes para traçar o seu planejamento de vida.

1 – Para começar, reserve um tempo para pensar com honestidade em sua vida. O que faz você feliz? Quais são os seus valores? O que almeja? O que sonha? Responder a todas essas perguntas é muito importante para traçar um plano que seja eficaz e viável para você.

2 – Analise a relevância do que deseja. O que você quer é realmente importante para você ou busca agradar outra pessoa, ou alguma outra motivação exterior? Será muito mais difícil cumprir e atingir alguma meta que não seja realmente o seu desejo ou algo que dependa de outras pessoas,uma meta deve depender apenas de você. Pense bem nisso.

3 – Depois de estabelecer os seus objetivos de maneira clara, trace um plano de ação por escrito. Quer fazer um intercâmbio? Procure uma agência de viagens, consulte os pacotes e veja as opções de lugares. Veja os preços das passagens aéreas. Converse com pessoas que já viajaram para onde você quer ir e peça dicas. Analise o seu orçamento e quanto tempo terá que economizar para fazer aquela viagem. Com uma lista de afazeres e um prazo estabelecido para cumprir cada etapa, você estará muito mais perto de realizar seu intercâmbio.

4 – Não desanime! Mantenha o seu foco em mente quando surgirem obstáculos ou tentações que tirem você do caminho do seu plano. Se for necessário, reveja seu planejamento e prazos, mas não abandone o seu projeto até que ele seja totalmente realizado.

5 – Quando conseguir chegar ao seu objetivo, se permita viver o prazer de desfrutar algo pelo qual trabalhou. Aprecie a sua vitória.Se presenteie. Lembre-se de como se sente bem nesse momento: isso te dará forças para chegar ao fim dos seus próximos objetivos!

uma última dica para quem se acha jovem ou velho demais para começar um planejamento de vida: “não há idade para começar a pensar no futuro. Quanto mais jovem se começa a planejar, melhores são os resultados. E o oposto também é válido: pessoas de 60 anos podem hoje, tranquilamente, planejar seus próximos 20 anos,afinal cada vez mais as pessoas chegam aos 80 com muito mais saúde e qualidade de vida que tal inicar já?”.

Não perca tempo e comece já a planejar seu ano de 2013!

Sucesso!!!